Conheça a loja Retratos de Época e ganhe desconto em sua fotografia à moda antiga

Por Rafaella Britto


Atendendo em dois locais históricos da cidade de São Paulo, no Museu do Imigrante, na Mooca, e no Museu Ferroviário Funicular, em Paranapiacaba, a loja Retratos de Época produz autênticas fotografias “à moda antiga”, reconstituindo ambientações de épocas passadas. O Império Retrô conversou com Fernando de Paula Assis e Natalia Fênix, ambos responsáveis pelo projeto.


Império Retrô – Quando e de que maneira surgiu a Retratos de Época?

Fernando – Eu estudava história e comecei fazendo fotos à moda antiga em 1982, meio que na brincadeira, junto com um pessoal de Ribeirão Preto no Shopping Eldorado. Desde 1998 estou no Museu da Imigração, e atualmente, também trabalho em Guararema e em Paranapiacaba.

(Foto: Retratos de Época)

Império Retrô – Como funciona o processo fotográfico do estúdio?

Natalia - Depois da seleção feita pelo cliente, o processo passa para as mãos do Fernando. As fotos são sempre revisadas para que não haja vestígios da nossa época. Depois são impressas no papel fotográfico de alta qualidade para garantir a durabilidade das fotos. É muito comum um cliente de dez ou quinze anos atrás ter a foto ainda em perfeito estado.

Fernando - Procuro fazer as fotos em papel fotográfico revelado em minilab para ter uma durabilidade melhor. Em eventos, levo uma impressora para entregar as fotos na hora aos clientes.

(Foto: Retratos de Época)

Império Retrô – Militão Augusto de Azevedo, fotógrafo carioca do século 19, é citado como a principal inspiração para os retratos produzidos na loja. Além dele, quais outros artistas foram essenciais para o desenvolvimento da fotografia no Brasil e no mundo?

Fernando – Dos brasileiros, além de Militão, gosto muito de Sebastião Salgado e Cristiano Mascaro. Dos estrangeiros, Cartier Bresson e David Hamilton são grandes referências.

(Foto: Reprodução)

Império Retrô - Como funciona o processo de escolha dos figurinos e acessórios das produções?

Natalia - Um cliente antigo, quando entra na loja, já tem total confiança em nossa produção e certeza da qualidade do nosso trabalho. Quando o cliente é novo, gostamos de brincar com ele, e, juntos, nós começamos a criar um personagem, imaginar o que ele ou ela faria naquela época, a imaginação permite tudo. Vamos escolhendo as peças de acordo com o tipo físico de cada pessoa. Procuramos trazer o máximo de realismo possível. Nossas peças são ajustáveis, os figurinos são baseados em trajes de fotografias antigas e frutos de pesquisa em livros de história da moda. Estamos sempre pesquisando e elaborando melhorias nas peças, cada produção é diferente e divertida, um trabalho que demanda muita criatividade e tato.

(Foto: Retratos de Época)

Império Retrô – Para vocês, como está o mercado de fotografia artística no Brasil?

Fernando - O meu segmento é bem restrito, mas como estou há muito tempo no mercado, sempre vai bem, dentro do possível. Acho que a fotografia artística tem ainda muito a crescer no Brasil.

Natalia – Estou a quase um ano integrando a equipe da Retratos de Época. O mercado desse segmento é pequeno no Brasil, e, como tudo que é particularmente trabalhoso e diferenciado, ainda tem muito a crescer. A Retratos de Época é um nome extremamente forte, e consegue se manter sempre ativa e fiel às suas raízes, mesmo num mercado tão limitado.

A atriz Iris Bruzzi (Foto: Retratos de Época)

A atriz Laura Cardoso e a apresentadora Angélica (Foto: Retratos de Época)

E atenção: leitores do Império Retrô terão desconto de 10% em seu retrato individual na Retratos de Época! Basta entrar em contato através do e-mail contato.imperioretro@gmail.com, informando nome completo e RG. Você receberá seu cupom de desconto válido por 90 dias, e basta apresentá-lo em uma das lojas para ter sua fotografia no melhor estilo retrô.  

Retratos de Época - Mooca
Endereço: Memorial do Imigrante – Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca – SP – CEP: 03164-300
Horário de atendimento: De terças a domingos e feriados, das 10h às 17h.

Retratos de Época – Paranapiacaba
Endereço: Museu Ferroviário Funicular - Pátio Ferroviário, s/n - Paranapiacaba, Santo André – SP – CEP: 09150-230
Horário de atendimento: Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.

Telefones: (11) 99729-6991 ou (11) 3459-8363

Outros links:

Império Retrô

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre moda, arte e sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e sinta-se à vontade para opinar. Lembre-se de que:

(1) Todos os comentários são moderados pela editora do Império Retrô;
(2) Críticas e sugestões serão bem-vindas;
(3) Não serão aceitos spams e comentários anônimos de cunho agressivo.