Adrian utilizava as telas do cinema como sua principal vitrine: ao longo de sua breve, porém prolífica carreira, produziu os figurinos de clássicos da década de 1930, dentre eles, O Mágico de Oz. Embora nunca tenha sido vencedor de um Oscar, Adrian consagrou-se como um dos maiores figurinistas da história de Hollywood.
Adrian e Greta Garbo (Foto: Reprodução) |
Adrian na década de 1930 (Foto: Reprodução) |
Adrian no cinema mudo: Rodolfo Valentino em "A Sainted Devil" (1924), Vilma Banky em "The Eagle" (1925) e Nita Naldi em "Cobra" (1925) (Fotomontagem/Império Retrô) |
Na MGM, Adrian consolidou-se como um dos mais talentosos designers de sua época e conquistou atrizes como Joan Crawford, Greta Garbo (a quem vestiu durante a maior parte da carreira da atriz), Norma Shearer, Jean Harlow e Jeanette MacDonald. Seu estilo era marcado pela silhueta militarizada – que tornou-se a marca registrada de Joan Crawford – e a constante utilização de tecidos como seda e tafetá. “Adrian não tinha medo de testar novos estilos surpreendentes ou se divertir com um design”, escreveu Margaret Bailey em The Glorious Glamour Years. (1)
Adrian com Greta Garbo e Norma Shearer (Fotomontagem/Império Retrô) |
O chapéu Eugénie, popular no século 19, voltou à moda em 1930 com o design de Adrian para Greta Garbo no filme "Romance" (Fotomontagem/Império Retrô) |
Em "O Mágico de Oz" (1939), Adrian abusa da imaginação (Foto: Reprodução) |
Em 2011, os famosos sapatos vermelho-rubi de Dorothy foram postos a leilão por um preço estimado entre 2 e 3 milhões de dólares. Os sapatos foram comprados no início de 2012 por Leonardo DiCaprio e Steven Spielberg e devolvidos a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Referência em moda, "The Women" (1939) apresenta as maiores estrelas femininas da década de 30: Joan Crawford, Rosalind Russell, Norma Shearer e Paulette Goddard (Foto: Reprodução) |
Em "The Women", Adrian apresenta influências do surrealismo de Elsa Schiaparelli (Fotomontagem/Império Retrô) |
O "broche d'oiel" desenvolvido por Schiaparelli em parceria com Jean Cocteau pode ser visto no figurino de Rosalind Russell (Fotomontagem/Império Retrô) |
Boatos diziam que o casamento entre Janet Gaynor e Adrian era fachada para esconder suas respectivas homossexualidades (Foto: Reprodução) |
Os designs de Adrian estavam entre os mais copiados nos EUA (Fotomontagem/Império Retrô) |
Greta Garbo em "A Woman of Affairs" (1928) (Fotomontagem/Império Retrô) |
Greta Garbo em "Anna Christie" (1930) (Fotomontagem/Império Retrô) |
Greta Garbo em "Anna Karenina" (1935) (Fotomontagem/Império Retrô) |
Greta Garbo em "Camille" (1936) (Fotomontagem/Reprodução) |
Greta Garbo em "Camille" (1936) (Fotomontagem/Reprodução) |
Jean Harlow em "Dinner at Eight" (1933) (Fotomontagem/Império Retrô) |
Joan Crawford e Greta Garbo em "Grand Hotel" (1932) (Fotomontagem/Império Retrô) |
Joan Crawford em "Letty Lynton" (1932) (Fotomontagem/Reprodução) |
Greta Garbo em "Mata Hari" (1933) (Fotomontagem/Reprodução) |
Judy Garland em "O Mágico de Oz" (1939) (Fotomontagem/Império Retrô) |
Katharine Hepburn em "The Philadelphia Story" (1941) (Fotomontagem/Império Retrô) |
Greer Garson e Laurence Olivier em "Orgulho e Preconceito" (1940) (Fotomontagem/Reprodução) |
Norma Shearer em "Private Lives" (1931) (Fotomontagem/Reprodução) |
Greta Garbo em "Rainha Cristina" (1933) (Fotomontagem/Reprodução) |
Foto de abertura: Reprodução
1 comentários
Amei seu blog Raf! <3
ResponderExcluirEstou seguindo você!
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