Moda

Réveillon: inspire-se nas cores de Iemanjá para o Ano Novo

quinta-feira, dezembro 28, 2017



Por Rafaella Britto – Adaptado da matéria originalmente publicada no Jornal D’Aqui


Dezembro chegou e, com ele, a nostalgia do que se foi. Nesta época do ano, os praticantes do candomblé depositam no mar oferendas como flores, sabonetes, perfumes e velas à deusa Iemanjá. Segundo a religião, a Rainha do Mar leva consigo nossas dores e sofrimentos, e nos traz a renovada esperança para um novo ano próspero e feliz.
Iemanjá (do iorubá, “yêyé omo ejá”, “mãe cujos filhos são peixes”) é a principal divindade do candomblé, mãe de quase todos os orixás. Foi trazida ao Brasil pelos escravos oriundos da África, durante o período colonial. Aqui, é conhecida como a Rainha das Águas e dos Mares. É representada pela figura de uma mulher forte, de cabelos escuros, vestida em um manto azul, e com seios grandes, simbolizando a maternidade. Seus outros símbolos são pérolas, águas-marinhas, orquídeas, rosas brancas, palmas brancas e angélicas.
Diferentes representações de Iemanjá - no candomblé, a Rainha dos Mares e Oceanos (Fotos: Reprodução)

A Rainha do Mar está mais na moda do que imaginamos: no Brasil, é comum vestir branco na virada do ano. Este costume iniciou na década de 1970, quando adeptos do candomblé iam à praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, vestidos de branco – a cor da paz e da purificação – e depositavam no mar flores como oferendas a divindade. A prática popularizou-se, e hoje, vestir branco no réveillon é tradição entre brasileiros de diferentes religiões.
Nas passarelas da São Paulo Fashion Week, o estilista mineiro Ronaldo Fraga trouxe sua coleção Verão 2016, intitulada “Sereias da Penha”, inspirada em Iemanjá, na fúria do oceano, em contos de sereias e histórias de pescadores.
Coleção Verão 2016 de Ronaldo Fraga, inspirada em Iemanjá (Foto: Reprodução)

E para entrar no clima do fim de ano, diversas marcas lançam peças nas tonalidades de azul e branco, e nós também separamos uma série de looks para você se inspirar e arrasar - sem deixar de lado, claro, o charme vintage que amamos!

Réveillon (2)



Não importa qual seja sua personalidade, a principal dica para o réveillon é experimentar as inúmeras possibilidades do guarda-roupa, e inspirar axé e boas vibrações para o próximo ano.

Fotos: Reprodução

You Might Also Like

0 comentários

Sobre

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre arte, moda e comportamento.


Entre em contato através do e-mail:


contato.imperioretro@gmail.com

Termos de uso

Os textos aqui publicados são escritos e/ou editados por Rafaella Britto e só poderão ser reproduzidos com autorização prévia da mesma (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998). Produções e materiais de terceiros são devidamente creditados. As imagens ilustrativas são coletadas a partir de locais diversos e são empreendidos todos os esforços para encontrar seus autores/detentores e creditá-los. Se você, artista ou pessoa pública, teve sua imagem utilizada sem autorização, entre em contato e prontamente iremos creditá-la ou retirá-la de nossa publicação.