Marlene Dietrich foi uma das mais famosas representantes da Era de Ouro de Hollywood. Seu período de maior destaque no cinema foi durante as décadas de 1930 e 1940. Foi também uma mulher corajosa e uma importante figura política: alemã, em plena Segunda Guerra Mundial, declarou ser contra o nazismo e apoiou as tropas aliadas. Ousada, foi uma das primeiras mulheres a aparecer em público vestindo calças, tornando-se um ícone eterno de moda e estilo.
1933: Dietrich caminha por Hollywood vestindo calças (Foto: Fashion Gone Rogue/Reprodução) |
Marlene Dietrich na famosa cena de "O Anjo Azul", 1930 (Foto: Reprodução) |
A androgenia de Dietrich em "Marrocos", 1930 (Foto: Reprodução) |
Seguiram-se outros sucessos como “'Expresso de Xangai” (1932) e “A Venus Loira” (1932). Neste último, Helen (Dietrich) tem de trabalhar em um cabaré para pagar o tratamento médico do marido. Lá conhece um milionário (Cary Grant) e se apaixona por ele. Em muitos de seus filmes, Dietrich utiliza sua bela voz em números musicais que transbordam sensualidade, e nesse filme não foi diferente: ao cantar “Hot Vodoo”, a atriz evoca o caráter místico de seus encantos.
(Foto: Reprodução) |
"O Jardim de Alá", 1936 (Foto: Reprodução) |
(Foto: Reprodução) |
Em 1961, Dietrich estrela o filme antifascista “O Julgamento de Nuremberg”. No ano de 1975, deixa os palcos. Seu último trabalho no cinema foi em “Apenas um Gigolô”, filme de 1978, estrelado por David Bowie. Vaidosa, não se deixou ser filmada ou fotografada em idade avançada, e viveu reclusa na França até sua morte, em 1992. Apesar do ressentimento, foi enterrada em Berlim.
(Foto: Reprodução) |
Seu legado permanece: Dietrich é um ícone do cinema e evoca ousadia, sensualidade e mistério. Ditou moda e é usada como referência até os dias de hoje por cantoras e atrizes.
Marilyn Monroe, Sylvia Bandeira, Madonna e Kylie Minogue (Fotomontagem/Reprodução) |
- Alemanha lembra o centenário de Marlene Dietrich - Folha Online. Acesso em: 06 de maio de 2016;
- URSINI, James. Movie Icons: Marlene Dietrich. Tashen, 2007.
4 comentários
Era rainha! Não tem muito o que falar.Cantava bem, atuava divinamente e tinha um senso estético que me impressiona.
ResponderExcluirNão sabia que ela tinha gravado uma versão da música do Luiz Gonzaga.Indo ouvir agora!
Dietrich era perfeita, apenas!
ExcluirOnde encontro esse filme para baixar ???
ResponderExcluirProcure no Making Off ou Filmes Cult. :)
Excluir