Cinema e TV

Aprenda a como escrever fanmails e obter resposta do seu ídolo

segunda-feira, abril 25, 2016


Já imaginou poder escrever aquela carta declarando todo o amor que você sente pelo seu ídolo e ter uma resposta dele? Pois saiba que isto é possível: Pedro, cinéfilo amante de Old Hollywood, escreve cartas para seus artistas favoritos desde fevereiro de 2014 e, de lá para cá, já obteve 55 respostas e mais de 60 autógrafos. Neste tutorial, ele ensina tudo o que precisamos saber para sermos bem-sucedidos na arte do fanmail.

Por Pedro Dantas, autor convidado

Anita Page com cartas de fãs (Foto: Reprodução)

Hoje estou aqui especialmente para ensinar a como enviar uma carta ao seu ídolo e ser respondido por ele. Já comentei com muitos amigos sobre isso, mas vejo que a maioria das pessoas desconhece que é possível receber uma resposta do seu ídolo pelo correio. Sim, acreditem: na maioria das vezes, é até muito fácil. Nos Estados Unidos é um hábito muito comum. Desde os primórdios do cinema as estrelas recebem uma chuva de cartas, e dependendo de quem seja, os fãs são respondidos diretamente. Muitos nomes da Old Hollywood, como Joan Crawford, Joan Fontaine, Barbara Stanwyck, James Stewart, Lauren Bacall, e muitos outros, respondiam a todos os seus fãs. 

Vamos lá!

Além de escrever a carta, você vai precisar de:

  • Foto para ser autografada (ou outro item de sua preferência);
  • Dois envelopes comuns;
  • Em média três Cupons Resposta Internacional;
  • Endereço da estrela em questão;
  • Muita paciência e corrente de oração.

Marilyn Monroe (Foto: Reprodução)

1. ENDEREÇOS

Se você quer um autógrafo do seu artista favorito, você precisa descobrir o endereço dele. Há muitos sites com endereços, mas o melhor, mais completo e gratuito é o fanmail.biz. Nele tem endereço de praticamente todos os artistas das mais diversas áreas do entretenimento. Basta você procurar por “Fulano de Tal Address’’ no Google que vai aparecer a página da pessoa no Fanmail.biz, ou digitar o nome do artista na barra de pesquisa do próprio Fanmail.biz. Na página do artista, vai aparecer se tem algum feedback dele, com a exata data da última resposta, e todo o histórico de pessoas que conseguiram resposta – geralmente os fãs escaneiam as fotos autografadas e dizem quanto tempo demorou, como eles mandaram, como foi o feedback, etc. SEMPRE veja qual endereço os usuários do site usaram para conseguir a resposta.

Exemplo: Doris Day. Basta acessar http://www.fanmail.biz/64782.html e vocês verão o endereço dela logo de cara:

Fan Mail Address:
Doris Day
Doris Day Animal Foundation
P.O. Box 223163
Carmel, CA 93922
USA

Mandei a carta e alguns meses depois:

Autógrafo de Doris Day (Foto: Arquivo Pessoal)

É imprescindível que você cheque o histórico de feedback do artista no site, a reputação dele entre os colecionadores e como ele costuma responder. Para isso é só fuçar o fórum do site que vai ter lá todo o histórico de resposta da pessoa. Cada artista responde de um jeito, então consulte o histórico para saber como o artista escolhido costuma responder, todos os hábitos de resposta dele, se ele realmente responde ou não, e se os autógrafos são autênticos ou falsos. Se não tiver nenhuma resposta registrada, desista. Infelizmente muitas celebridades, especialmente as “classe A’’, que são os atores mais famosos e mainstream, não têm tempo ou simplesmente não respondem fanmail, ou o fazem muito raramente. Então desista de querer ter uma resposta de atores como Meryl Streep, George Clooney, Sandra Bullock, Julia Roberts, Tom Hanks, Jim Carrey, Johnny Depp, Jessica Lange, etc., porque eles raramente assinam alguma coisa que não seja pessoalmente (às vezes nem assim). Mais pra frente falarei de um método que às vezes funciona até para atores mais ocupados e difíceis de assinar. Clicando aqui você acessa a lista de artistas que nunca (ou raramente) respondem.

Jean Harlow respondendo cartas de fãs (Foto: Reprodução)


2. AGORA VAMOS FALAR DE COISA BOA, VAMOS FALAR DE ARTISTAS QUE RESPONDEM

Alguns artistas que respondem: Doris Day, Betty White, Angela Lansbury, Liv Ullmann, Gena Rowlands, Glenn Close, Catherine Deneuve, Brigitte Bardot, Sophia Loren, Jane Fonda, Jeanne Moreau, Martin Sheen, Jon Voight, John Waters, Emmanuelle Riva, Christopher Plummer, Cyndi Lauper, Adam West, Eva Green, Dakota e Elle Fanning, Joan Collins, Rita Moreno, e muitos outros. Se há histórico de respostas do seu artista favorito, e ele é realmente uma pessoa que responde fãs com autógrafos 100% reais, então muito que bem, vamos soltar fogos e partir para o próximo passo deste tutorial.

Autógrafo de Glenn Close (Foto: Arquivo Pessoal)


3. A CARTA

A parte mais fácil e a mais importante: escreva a sua carta. Seja sincero (pode mentir um pouco também, QUEM NUNCA) e, acima de tudo, diga o quanto essa pessoa significa para você. Carta de cinco páginas ou uma só, o importante é que você escreva de coração, com as suas palavras. Há sempre um debate sobre cartas impressas ou escritas. Eu sugiro que, se possível, você escreva a mão, porque dá um tom mais pessoal e, em geral, é o mais preferível. Mas um lembrete para quem tem caligrafia ruim: uma carta impressa muito bem escrita é tão especial quanto uma escrita a mão. O mais importante é o conteúdo. Se você quiser apenas mandar a carta, sem esperar nada de volta, pode parar por aqui e simplesmente enviar. Mas por mais que os atores não tenham tempo, e mesmo que não respondam, muitas vezes eles realmente leem o que você mandou!

Elvis lendo cartas de fãs (Foto: Reprodução)

Agora, se você quiser mesmo um autógrafo, no final da sua carta peça brevemente para a pessoa assinar suas fotos. Os colecionadores costumam chamar esse tipo de carta de LOR (Letter Of Request). Mesmo que você esteja mandando tudo e seja óbvio que você queira um autógrafo, deixe claro que você quer as coisas assinadas (e peça dedicatória para o nome desejado - no caso, o seu - e não fique triste se não vier dedicado, porque às vezes eles “só” assinam, mas já é uma baita de uma honra mesmo assim). Encerre sua carta dizendo algo como: “I wish you all the best and if possible, I enclosed X pictures and would love if you could sign/inscribe them for me, ____ (seu nome).’’ 

James Stewart (Foto: Reprodução)

Antes de pedir o autógrafo, a carta é o espaço para você mostrar o quanto você é fã, então diga tudo o que quiser, tente fazer um insight pela carreira do ator/artista, cite trabalhos que não sejam só os mais famosos, fale de como ele te inspira e muda a sua vida, coisas que você sabe sobre ele, fale de projetos mais recentes (não só produções de mil anos). Se mostre realmente interessado na pessoa, para que não pareça que você é apenas mais um querendo um autógrafo (muitos se aproveitam para depois vender as assinaturas no eBay). E depois de escrever tudo o que você quiser, peça educadamente pelo autógrafo. E, enfim, deseje tudo de bom para ele e sua carreira.
Concluindo, a carta é livre, escreva e seja feliz!

Clara Bow lendo carta de fã (Foto: Reprodução)

4. FOTOS

Se você quiser mesmo uma resposta direta e um item assinado, é preferível que você mande o item para autógrafo. Muitas celebridades têm fotos para mandar autografadas, mas no geral elas só autografam o que chega até elas, então não arrisque e mande algo que seja seu. Se você quer uma foto autografada, mande uma junto com a sua carta (ou mais de uma, mas não exagere, porque muitos assinam só um item por pessoa, e outros assinam tudo o que você mandar. Cada artista responde de um jeito). Se você não tem uma foto própria, basta ir a alguma loja que revele fotos, ou alguma gráfica ou laboratório. O tamanho padrão mais usado de foto grande é 20x25 centímetros (8x10 polegadas), mas o tamanho pode ser o que você quiser. Eu sugiro que a foto seja impressa em papel fosco, porque o brilhante pode ter problemas para conservar a assinatura. Uma foto 20x25 costuma sair por R$ 5,00 (pelo menos aqui em São Paulo). 

Liz Taylor em 1940 (Foto: Reprodução)

Eu não recomendo que você mande itens de coleção pessoal, porque, apesar de tudo, você não sabe se o item vai voltar, de repente você pode nunca receber de volta e ficar sem. Só se for alguém que realmente responda todo mundo é que eu arriscaria mandar algum item pessoal, como capa de DVD ou foto de coleção. Nesses casos, é melhor conseguir pessoalmente, se possível. Se você quer muito o item autografado, vale a tentativa, mas esteja ciente das consequências. Eu já perdi capa de DVD e já recebi de volta assinada também, no fim nunca se sabe... Às vezes até livro as pessoas perdem pelo correio (ainda mais pelo correio brasileiro, que é péssimo e o extravio rola solto). 

5. CUPOM RESPOSTA/POSTAGEM

Pois bem, com a carta e a(s) foto(s), agora você precisa fazer o mais chato: postagem. Mesmo que a pessoa assine de graça, é esperado (e educado) que você pague pelo retorno das suas coisas. Você não está pagando pelo autógrafo em si, mas para que a pessoa não tenha que pagar para te reenviar as coisas. Muitas celebridades pagam pelo reenvio e até devolvem o que você mandou, mas é recomendado que você não espere por isso. As coisas são suas, então você tem que pagar para receber tudo de volta (e assinado). Para receber uma resposta, você tem que deixar tudo pronto para a celebridade assinar: você escreve a sua fan letter, manda os itens para serem assinados, manda o envelope para que o artista devolva os itens e paga pelo reenvio dos itens de volta para você (muitos mandam até a caneta para a pessoa assinar, mas isso não é realmente necessário). 
Sophia Loren em 1953 (Foto: Reprodução)

Há muitos meios de comprovar o pagamento da postagem. O primeiro e mais óbvio é usar selos postais, mas tem um porém: os selos que você precisa não podem ser brasileiros, e aqui no Brasil não se vende selos internacionais. Exemplo: se você quer mandar carta e receber resposta de alguém da França, o seu envelope endereçado para você mesmo tem que ter selos franceses. Assim como alguém nos EUA precisa de selos americanos no envelope para te reenviar as fotos, então selo brasileiro não serve. Há um tipo de envelope já com selos e endereçado para você mesmo que se chama Self Addressed Stamped Envelope (SASE). É o meio mais usado entre os colecionadores, porque lá fora é bem mais fácil arranjar selos, principalmente americanos, já que boa parte dos artistas mora nos Estados Unidos. Acho que tem sites que vendem selos, mas a maioria é internacional, e eu prefiro outra alternativa, em vez de ficar importando selos. 
Clark Gable autografando foto de fã (Foto: Reprodução)

Para nós, meros mortais brasileiros e pessoas de outros cantos do mundo, os requests são “overseas’’ (do exterior, além do mar). Não tem como comprar selos estrangeiros diretamente nos correios, mas há alternativas: eu recomendo o Cupom Resposta Internacional (International Reply Coupon, em inglês, e Coupon Réponse, em francês). O Cupom Resposta é uma espécie de moeda de troca. Pode ser usado em qualquer lugar do mundo para conseguir os selos do país de destino. Assim você recebe sua resposta, o artista não tem que pagar nada por isso e todos ficam felizes. O lance da fanmail é deixar tudo pronto para o artista. O único trabalho dele é assinar, o resto você já fez.

Cupom Resposta Internacional (Foto: Reprodução)

Para uma resposta, eu recomendo a compra de três cupons, que são suficientes para receber fotos 20x25 de volta em um envelope simples. Atualmente, o cupom está com preço bem salgado: este ano subiu para R$ 9,25. Eu acho muito caro, mas ainda é uma das poucas opções viáveis e em conta. Há a opção de mandar dinheiro dentro do seu envelope, no caso, a moeda do país para onde você está enviando (libras, euros, etc.), ou dólares, mas com a moeda americana nas alturas, eu acho muito impossível, sem falar que ir até a casa de câmbio atrás de notas é uma coisa difícil. Não recomendo.
Conseguir o cupom é de longe a parte mais chata de tudo, porque ele não é vendido em todos os correios, e muitos atendentes mal sabem o que é isso, devido a grande queda na compra desse produto. Clicando aqui você confere a agência de correios especializada na venda de cupons mais próxima de você.
Para quem não tem disponibilidade de ir até o correio, ou se não há nenhuma agência próxima que comercializa os cupons, é possível adquiri-los através da loja online dos Correios, e você pode comprar tranquilamente que eles serão entregues no aconchego de seu lar.

6. ENVELOPES

Você vai precisar de não apenas um envelope, mas dois! Antes de enviar, pegue um envelope e enderece-o para você mesmo. Isso é o que chamam de Self Addressed Envelope (SAE), e é esse envelope que o artista vai utilizar para reenviar suas coisas. É educado e ele não vai precisar arranjar um envelope e preencher com seu endereço para te reenviar, você já deixou pronto. Quanto mais você facilitar para a celebridade, mais chances você tem de obter uma resposta.

MM cercada de cartas de fãs (Foto: Reprodução)

Preenchido o envelope endereçado para você mesmo, pegue outro envelope (de preferência grande) e enderece para sua pessoa favorita. É nesse envelope que você vai mandar tudo: a carta, as fotos, os cupons e o outro envelope que você já endereçou para você. Na parte da frente (sem aba), você escreve o endereço completo do destinatário - e não se esqueça de, no fim, colocar USA, se for Estados Unidos, UK se for Reino Unido, FRANCE, se for França, e assim por diante. Na parte de trás do envelope (com aba) coloque o seu endereço completo. O seu endereço você escreve exatamente como é, em português mesmo – mas não esqueça de colocar BRAZIL no fim. Afinal, está indo para o exterior.

Joan Crawford respondia a todos os seus fãs com autógrafos e, muitas vezes, cartas pessoais para cada um (Foto: Reprodução)

Então é isso: um envelope você endereça normal para o ator, com o nome dele como destinatário, e o seu atrás como remetente; neste envelope vai tudo que você tem que mandar. No outro (que é menor, ou que você vai mandar dobrado) você faz o inverso: você é o destinatário, e ele o remetente. Esse vai dentro do envelope anterior junto com tudo, e a celebridade vai usá-lo para te reenviar as fotos autografadas, e como você já endereçou, a pessoa só coloca as fotos dentro e despacha pro correio. That's it! Eu sugiro não colocar o artista como remetente, porque assim ninguém vai saber do que se trata, e assim evitam-se possíveis extravios no caminho de volta pro Brasil. Coloque só o seu endereço na frente que não terá problemas.

7. FORMA DE ENVIO

O envelope endereçado para você mesmo você pode enviar como quiser, mas eu sugiro mandar como Carta Normal, Prioritária Simples. Pode mandar como Carta Registrada, mas eu não recomendo, porque nessa modalidade a carta precisa de uma assinatura para ser entregue, e o artista ou o assistente não está necessariamente ali na hora para receber, e a carta pode até voltar para você. Sem falar que é mais caro para mandar, então eu sugiro mandar como Documento Prioritário Sem Registro, porque é mais em conta, e a carta vai ser simplesmente deixada no endereço pelo carteiro. Mas isso fica a critério do freguês.

8. INDENTIFICANDO AUTÓGRAFOS AUTÊNTICOS E FALSOS

PRE PRINT

Muitas celebridades não respondem de jeito nenhum, ou mandam o que chamam de Pre Print (sigla PP), um autógrafo impresso. Ou seja, a pessoa não assinou, nem encostou na foto ou leu a sua carta, são várias fotos impressas para mandar para fãs. Há uma companhia chamada StudioFanMail que é perita em mandar apenas Pre Prints, então se a celebridade estiver relacionada a essa empresa, nem perca seu tempo e seus selos. Se o autógrafo é sempre igual e está sempre na mesma posição em todas as fotos, não é autêntico. 

Exemplo de Pre Print, cópia impressa do autógrafo real (Foto: Reprodução)

AUTOPEN/ STAMPS 

Se não for Pre Print, as celebridades também podem recorrer ao que chamam de Autopen (sigla AP) ou Stamps (mais raro). Autopen é uma máquina que reproduz o autógrafo nas fotos, sempre do mesmo jeito e na mesma posição, sendo óbvio que não foi alguém quem assinou de próprio punho (Dustin Hoffman, Chevy Chase e Michelle Pfeiffer usam isso). 

A autopen reproduz o mesmo autógrafo gravado nela, da mesma forma e na mesma posição em todas as fotos (Foto: Reprodução) 

Stamp é literalmente um carimbo com a assinatura, que além de tudo deixa um borrão na imagem, na maioria das vezes.

Exemplo de "rubber stamp", uma assinatura carimbada (Foto: Reprodução)

E por fim, há os que mandam cartinhas impressas dizendo que não tem tempo ou pararam de responder, ou aqueles que só assinam livro ou outros itens que não simplesmente fotos (Kirk Douglas assina apenas livros ou fotos para os muito muito sortudos, minha musa Julie Andrews há muito tempo só manda cartinhas falando ''no longer signing autographs'', e Olivia de Havilland infelizmente não responde mais há anos).
Há também aqueles que cobram por autógrafos: Tippi Hedren e Jeremy Irons cobram 25 dólares por uma assinatura e o dinheiro vai para caridade. Outros casos são de celebridades mais underground que usam a fama que tiveram para ganhar uns trocados. Nesse caso, você deve incluir a quantia dentro da sua carta. Caso você não mande o valor, você provavelmente vai receber uma nota agradecendo o contato, mas recusando a assinatura. Então sempre cheque se o artista cobra e quanto cobra (caso você esteja disposto a pagar).  Às vezes a pessoa vai assinar mesmo sem o dinheiro, mas depende de quem seja, então não conte muito com isso. 

SECRETARIALS

Tenham cuidado com o mais perigoso: muitas celebridades usam secretárias para autógrafos (chamam esses exemplares de Secretarials, ou simplesmente SECs). São pessoas contratadas para assinar pelo ator, e muitas vezes é até difícil de identificar se o autógrafo é mesmo real ou não, mas em geral dá para constatar que são falsos. Alguns nomes que me vêm à mente agora são: John Travolta, Robert Redford, Carrie Fisher, Steve Martin, Dick Van Dyke, Sally Field, Richard Dreyfuss, Alain Delon, Jean Paul Belmondo, Shirley MacLaine, Debbie Reynolds e Cameron Diaz. Eu não julgo os artistas, se eles não podem responder, eu entendo, são pessoas muito ocupadas (diferente de mim que só fico na montanha sentado vendo filme, risos). Mas eu não admiro quem engana os fãs, então prefiro que quem realmente não tem tempo para responder que simplesmente não responda. É melhor receber nada do que receber uma resposta ruim ou falsa. Enfim, para os que usam secretária: SHAME ON YOU! 

Autógrafos de Marilyn Monroe: à esquerda, exemplo de um autógrafo autêntico; à direita, um secretarial (Foto: Reprodução)

Clique aqui para acessar uma lista de 2011 contendo nomes de celebridades que usam secretárias para responder aos seus fãs.

PRE SIGNED

Um último caso, mas esse é positivo: boa parte das celebridades que são muito ocupadas e não podem responder os fãs pessoalmente fazem o seguinte: pegam uma tonelada de fotos idênticas e assinam todas elas para serem mandadas para os fãs que mandam carta pedindo autógrafo. Sendo assim, se você mandou fotos suas, provavelmente não virão assinadas, mas eles vão te mandar uma foto já autografada e com assinatura autêntica, isto é, foi ''pré-assinada'' (pre signed). Muitas pessoas confundem o pre signed com o pre print, mas não são iguais. O pre print é um autógrafo impresso, enquanto o pre signed foi assinado antes pela celebridade para despachar aos fãs. A única diferença é que ela não assinou as suas coisas, mas ela está te mandando um autógrafo do mesmo jeito. Para diferenciar do pre print, basta comparar com outros exemplos e ver se a assinatura tem diferença dos outros. Uma pessoa que assina o nome várias vezes SEMPRE deixa diferenças, ninguém assina do mesmo jeito toda hora, e nunca no mesmo lugar, então veja se a assinatura muda de lugar na foto. Se tem diferença, foi autografado. Se o autógrafo está no mesmo lugar sempre, é impresso. E um último teste, caso realmente esteja difícil de identificar: coloque a foto contra a luz e repare na parte de trás dela. Se a assinatura contrasta com a luz e se destaca na foto, mostra que ela foi realmente escrita sobre a foto, então ela é real. Se nada aparece, é porque a assinatura faz parte da foto, então foi impresso.

Angela Lansbury é uma das artistas que costumam responder com autógrafos pre signed, ou seja, fotos já assinadas (Foto: Reprodução)

9. RESPOSTAS POR E-MAIL

Notícia boa para quem tem preguiça do correio e de tudo isso: tem gente que responde por e-mail! Pessoas como Pedro Almodóvar e Judi Dench (e a Joan Rivers enquanto era viva também) respondem por e-mail. Basta você mandar um e-mail com sua “carta’’ e, no final, pedir uma foto autografada. Mande junto o seu endereço completo, e eles vão te mandar a foto, DE GRAÇA, sem pagar nada. Há mais gente que faz isso, mas que eu não conheço muito, então pesquisem para saber melhor. Se você tiver a baita sorte de encontrar um e-mail que o povo ainda não tenha floodado com mensagens, você recebe resposta direta.

Autógrafo de Pedro Almodóvar, contatado através do e-mail (Foto: Arquivo Pessoal)

10. VIA VENUE 

E uma última possibilidade, mais excêntrica, e que geralmente dá certo: sem ser por endereço fixo de fanmail, tem gente que responde por outra forma, que os colecionadores chamam de Via Venue (VV). É quando a pessoa não assina normalmente, mas se você mandar para o “venue’’, isto é, o local onde a pessoa está trabalhando no momento, ela responderá! Você faz tudo igual, a diferença é que o endereço para onde você vai mandar é o teatro/estúdio onde a pessoa está se apresentando/gravando. Por exemplo, Kevin Spacey ano passado estava fazendo uma peça em Londres. A pessoa que vos fala resolveu tentar e mandou uma carta para o teatro onde ele estava se apresentando, seguindo todos os passos mencionados, e CONSEGUIU!

Autógrafo de Kevin Spacey via venue (Foto: Arquivo Pessoal)

Mas atenção: você tem que ter certeza da data em que o artista vai estar no lugar. Lembrando que venue é sempre um local temporário, quando o ator terminar com a produção, ele não estará mais lá para responder. Então sempre cheque as datas e se certifique de que a carta vai chegar e dar tempo da pessoa te responder. Importante: veja se a pessoa já respondeu via venue alguma vez. Alguns não respondem mesmo de jeito nenhum, mas, de qualquer forma, sempre vale uma tentativa. É melhor tentar do que ver pessoas conseguindo resposta e você não. E cheque se o teatro ou casa de show onde o artista está realmente repassa carta. Se for uma peça de teatro, na Broadway, por exemplo, geralmente alcança o artista.
Clicando aqui você tem acesso a uma relação de locais de todo o mundo que repassam cartas aos atores.
Vivien Leigh lendo carta de fã (Foto: Reprodução)

Uma outra possibilidade não muito feliz: sua carta pode voltar para você sem nem ter sido aberta. A isso chamam de Return to Sender (RTS). Isso não é só nome de música do Elvis e pode acontecer por vários motivos: normalmente é porque o endereço não é mais válido. Pode estar errado, deu algum problema na hora da entrega, ou a pessoa simplesmente não está mais no endereço em questão. Mas, nesse caso, nem tudo está perdido, é só você tentar por outro endereço com histórico de sucesso que a pessoa provavelmente vai responder.
11.  TEMPO DE ESPERA
Uma resposta de carta leva, em média, de dois a três meses. Quem mora nos EUA consegue receber em dias ou semanas, mas aqui no Brasil o processo é bem lento. Leva-se semanas ou até um mês só para a carta sair do Brasil e chegar ao endereçado. As respostas mais rápidas que eu recebi foram de seis semanas, no mínimo. E também tem uma coisa: o tempo varia muito de uma pessoa para a outra. Mesmo passando dos meses de espera normais, você ainda pode receber algum retorno. Pode levar até seis meses pra você receber alguma coisa, depois disso suas chances são um pouco menores. 
Mas acredite, mesmo depois de um ano, ou até mais, você ainda pode ser respondido! Levou mais de um ano para eu receber uma resposta da Liv Ullmann e da Kim Novak, quando eu já tinha desistido, então não desanimem. Cada artista responde no seu tempo, alguns são rápidos, outros nem tanto. Tem pessoas que já esperaram anos para receber uma carta de volta, até mais de SETE ANOS! Já vi histórias insanas, de mais de dez anos para alguém responder, e de um cara que foi achar uma carta depois de anos debaixo de um sofá e só então respondeu (!). 
O custo médio para escrever ao seu ídolo é de R$ 30 a R$ 50,00. Realmente não é barato, mas vamos levar em consideração que autógrafo é um item muito valioso, e dependendo do artista, pode valer uma nota preta. Então conseguir por menos de R$ 50,00 o que pessoas vendem por centenas, milhares de dólares, é algo bem em conta e vale todo o esforço!
Autógrafo de Liv Ullmann (Foto: Arquivo Pessoal)
Mandar carta é como jogo de azar: tudo depende da sorte. Recebi retorno de muitas cartas, de outras eu nunca recebi nada. Se você escreveu uma carta legal e ela chega às mãos da pessoa, está praticamente no papo. E principalmente: nunca desista. As pessoas mais difíceis do planeta já responderam algum fã, pelo menos uma vez na vida, até as mais chatas e impossíveis. Então, se você realmente é muito fã de alguém e quer porque quer uma resposta, eu sugiro tentar pelo menos uma vez. Não custa nada - mentira, custa sim (risos), mas só quem é fã sabe o quanto vale um contato, seja qual for, com seu ídolo adorado. Ter uma resposta de quem você admira, poder contemplar o autógrafo da sua pessoa favorita, alegra qualquer dia nublado.


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12 comentários

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    1. Olá, Rosana! As dicas para identificar autógrafos autênticos e falsos estão no item 8 do post.

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  4. Lendo o blog resolvi escrever pra Brigitte bardot. Enviei a carta, a foto e o cupom response. Ela respondeu. Amei!

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  5. Olá, Comprei uma foto autografada da Barbara Eden, Jeannie é um Gênio e consegui através do Face dela. Pedi informações de como adquirir e ela me indicou o Ebay. Comprei e recebi. Com impostos saiu caro pakas. Mas vale a pena. Ela fez parte de minha infancia. Outras tres fotos que consegui, foi da Susan Swift, do filme raro "As duas vidas de Audrey Rose"(pesquise). Ela também tem fece e uma pagina politica na internet. Começamos a nos falar por email e depois de tentativas de enviar o valor a ela para retorno, ela finalmente enviou sem custos. O file acima citado assiste quatro vezes em 79. Me atendeu com muito respeito e agora tenho tres fotos dela e uma da Barbara. Com estas instruções suas, vou conseguir muitas. Vou me dedicar. Amo cinema e sem estes artistas, cinema não existiria, por isso os valorizo tanto. Obrigado por tudo e agora vou a luta. O que conseguir, repasso a voce. Bjs

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  6. Boa tarde! A Doris Day autografa mesmo ou é a secretária?

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    1. Olá, Rosana! Recomendo que acesse a página de Doris Day no fanmail.biz. No fórum há feedbacks de fãs que escreveram para ela e lá eles dizem quanto tempo levou para chegar a resposta, se é ela mesma quem autografa, etc.

      Abraços!
      - Rafaella

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  7. Olá. Você sabe onde tem esses selos disponíveis? Eu entro no site do correio e aparece como produto indisponível :( será que acho em alguma unidade física do correio em SP? Obrigada!

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  8. Julia, tenho o mesmo problema! liguei para o 0800 deles e me informaram não vendem mais nas lojas físicas, só no site (que aparece como indisponível) enviei um e-mail requisitando mais informações. Que pena que o serviço prestado pelos correios está uma bagunça!

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  9. Boquiaberto ! Surreal Rafa! Sou fã da Sophia Loren há décadas, como que faria para consegui uma lembrança. Parabéns pelo seu Blog , o qual auguro vida longa. Gratidão! Bjs no seu coração. Fico no aguardo.

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  10. infelizmente não consegui o end. da minha diva: Sophia Loren. Alguém poderia me ajudá?Grato!

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Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre arte, moda e comportamento.


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