Comportamento

Rosa e azul: inspirações vintage para vestir as cores de 2016

domingo, fevereiro 28, 2016

Por Rafaella Britto


Todos os finais de ano, a empresa Pantone (mundialmente conhecida por seu sistema de cores amplamente utilizado na indústria gráfica) anuncia a cor que ditará as tendências para a próxima temporada nas artes, decoração e moda. Para 2016, foram anunciadas, pela primeira vez, duas cores: Rose Quartz e Serenity. Resultado de intensos estudos sociológicos e comportamentais, as cores do ano definidas pela Pantone são representações simbólicas do momento histórico vivido. Em oposição à Marsala escolhida como representação do turbulento ano de 2015, as cores Rose Quartz e Serenity compõem-se de duas tonalidades pastéis de rosa e azul. Segundo a psicologia das cores, o rosa simboliza o amor e o afeto, enquanto o azul simboliza a tranquilidade e o equilíbrio emocional. As cores de 2016 representam as mudanças sociais do presente e a aparente estabilidade mundial para a qual caminhamos.

Rose Quartz e Serenity: as cores de 2016, conforme definido pela Pantone (Imagem: Reprodução/Pantone)

Para as adeptas do vintage/retrô, há infinitas possibilidades de combinar as tonalidades rosa e azul do momento. Selecionamos imagens de musas de diferentes épocas e estilos para você se inspirar. 

1 - Sophia Loren
2- Elizabeth Taylor
3- Audrey Hepburn

1 - Jane Birkin
2 - Audrey Hepburn
3 - Jean Seberg
4 - Debbie Harry

1 - Ava Gardner
2 - Jane Birkin
3 - Grace Kelly
4 - Marilyn Monroe
5 - Audrey Hepburn

1 - Jean Seberg
2 - Cyndi Lauper
3 - Audrey Hepburn
4 - Kate Bush
5 - Françoise Hardy
6 - Rita Hayworth

1 - Anna Karina
2 - Sophia Loren
3 - Lady Di
4 - Brigitte Bardot
5 - Audrey Hepburn

1 - Grace Kelly
2 - Marianne Faithfull
3 - France Gall
4 - Chantal Goya

1 - Jacqueline Bisset
2 - Bette Davis
3 - Lady Di
4 - Liz Taylor
5 - Audrey Hepburn

1 - Kim Novak
2 - Liz Taylor
3 - Kate Moss
4 - Brigitte Bardot

1 - Edie Sedgwick
2 - Barbra Streisand
3 - Catherine Deneuve
4 - Lady Di

1 - Joan Crawford
2 - Billie Holiday
3 - Catherine Deneuve
4 - Marlene Dietrich
5 - Aretha Franklin
6 - Gene Tierney

You Might Also Like

6 comentários

  1. Todas lindas *---*, não sou muito fã de rosa, mas estou louquinha por uns vestidinhos nesse tom de azul.Acho que fica bem meigo e combina comigo. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou fã de rosa, Gabi, mas amo tonalidades pastéis. ♥

      Excluir
  2. Demais essas referências! Eu gostei muito das cores desse ano, amo essa combinação de rosa e azul mais puxados para o pastel.

    Ariadne
    De volta ao retrô



    ResponderExcluir

Sobre

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre arte, moda e comportamento.


Entre em contato através do e-mail:


contato.imperioretro@gmail.com

Termos de uso

Os textos aqui publicados são escritos e/ou editados por Rafaella Britto e só poderão ser reproduzidos com autorização prévia da mesma (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998). Produções e materiais de terceiros são devidamente creditados. As imagens ilustrativas são coletadas a partir de locais diversos e são empreendidos todos os esforços para encontrar seus autores/detentores e creditá-los. Se você, artista ou pessoa pública, teve sua imagem utilizada sem autorização, entre em contato e prontamente iremos creditá-la ou retirá-la de nossa publicação.