A cada dia, o k-pop conquista admiradores ao redor do mundo. O gênero alcançou maior notoriedade após a febre “Gangnam Style”, single de 2012 do cantor PSY. O termo k-pop (abreviação de ‘korean pop’) designa o moderno estilo de música popular coreana, caracterizado pela junção de elementos da música eletrônica, rock, balada, hip-hop e R&B. O k-pop, como conhecemos nos dias atuais, surgiu na década de 1990, porém somente no fim da década de 2000, com o boom da era digital, tornou-se um fenômeno global. Ultrapassando as barreiras do idioma, a Onda Coreana (Hallyu) domina a nova cultura jovem mundial.
As origens e transformações da música popular coreana
The Kim Sisters, as precursoras do k-pop, clicadas no Edgewater Hotel Beach, em Chicago, 1961 (Foto: KoreAM Journal) |
1910: a influência da moda ocidental na cultura coreana durante os primeiros anos da ocupação japonesa (Foto: Reprodução) |
Marilyn Monroe canta para soldados norte-americanos na Coreia, 1954 (Foto: Reprodução) |
Durante os anos 1960 e 70, o governo do presidente Park-chung-hee impôs restrições à maneira de vestir das jovens: eram proibidas as saias que medissem 20 centímetros ou mais acima dos joelhos, pois eram consideradas "indecentes".
Seoul, 1956: primeiro desfile de moda da Coreia do Sul, realizado no Bando Hotel, pela estilista Nora Noh (Foto: IFWA) |
Seoul, 1956: primeiro desfile de moda da Coreia do Sul, realizado no Bando Hotel pela estilista Nora Noh (Foto: IFWA) |
Ao trazer inovações da moda americana, Nora traduziu os desejos da nova mulher coreana, interessada em libertar-se de velhos valores e incorporar os ideais ocidentais ao seu estilo de vida. Nora vestiu atrizes, modelos e cantoras em minissaias e pantalonas.
A modelo Yoon Book-hee clicada em ensaio vestindo minissaia de Nora Noh, nos anos 60 (Foto: IFWA) |
O duo vocal Pearl Sisters vestindo pantalonas de Nora Noh, anos anos 70 (Foto: IFWA) |
Modelos posam com criações de Nora Noh, 1974 (Foto: Reprodução) |
Criação de Nora Noh na capa de edição de 1985 da Vogue EUA (Foto: IFWA) |
O estrondoso sucesso da boyband Seo Taiji & Boys, e, posteriormente, outros grupos, no início dos anos 1990, marca o alvorecer do sucesso do k-pop: data desta época a fundação das mais importantes produtoras musicais da Coreia do Sul, como YG Entertainment, DSP Media, entre outras. Incorporando elementos do rap e estilos da música jovem americana, o k-pop anos 90 já moldava sua identidade colorida, alegre e dançante, que se faria notável a partir dos anos finais da década seguinte.
Seo Taiji & Boys, sucesso dos anos 90, considerada a primeira boyband de k-pop (Foto: Reprodução) |
Hoje, o termo k-pop designa mais do que um gênero musical popular entre adolescentes: designa a expressão de um efervescente momento cultural na história da Coreia do Sul; um estilo de coreografia, uma moda, um ideal de beleza.
Membros da boyband SHINee vestem criação de Ha Sang Beg, 2013 (Foto: Reprodução) |
Referências retrôs na atual moda jovem americana (Fotomontagem/Reprodução) |
6 comentários
Post incrivel! Escuto kpop desde 2008 e muito desse post eu não sabia! Parabéns pelo trabalho! Beijos!
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado, Amyh! Beijos!
ExcluirNão curto K-Pop, mas esse post está tão maravilhoso! Fiquei bastante interessada no trabalho da Nora.Amo conhecer estilistas novas *-*, sempre bom aumentar o acervo de referências.
ResponderExcluirBeijoss, Rainha!
Eu curtia bem mais quando tinha meus 15, 16 anos... mas ainda conservo uma paixonitezinha por Shinee e Super Junior. ♥ Nora é maravilhosa, você precisa conhecer o trabalho dela! Beijos, Queen!
ExcluirRafa
Bela matéria Rafaella! Super interessante o conteúdo, em breve também irei fazer uma matéria sobre o K-POP, abraços.
ResponderExcluirwww.woodtv.com.br
Muito obrigada, Igor! Boa sorte com a matéria!
ExcluirAbraços!