Editoriais

Editorial: Moça com brinco de pérola

segunda-feira, junho 19, 2017


Por Rafaella Britto –

A mais conhecida obra do pintor Johannes Vermeer, Moça com brinco de pérola fascina amantes da arte que, ao longo dos séculos, buscam desvendar o mistério da “Mona Lisa do Norte”, como tornou-se conhecida a bela jovem retratada na pintura de 1665. O que torna esta obra tão cativante? Seria, talvez, o olhar da donzela diante do pintor – que expressa, a um só tempo, pureza e intimidade; o contraste entre seu turbante azul e sua pele translúcida iluminada pelo brinco de pérola.

Johannes Vermeer - Moça com brinco de pérola (1665) (Foto: Reprodução)

Não sei. Ninguém sabe. São indagações para os românticos. Vão-se os séculos, perdura-se a magia. E foi a mística da Moça com brinco de pérola que inspirou este mini-editorial.

(Foto: Waldir Santos)

Para o look, escolhi aquela que considero uma das peças mais preciosas de meu guarda-roupa – um macacão de veludo azul e inspiração pré-Rafaelita, criado por mim há alguns anos. Como acessórios, um turbante bordô e pérolas, muitas pérolas.
As fotos foram clicadas por Toni Ferreira e Waldir Santos em uma antiga casa no centro da cidade histórica de Santana de Parnaíba, em São Paulo. O ambiente ideal para fazer ressurgir a Mona Lisa holandesa, cuja beleza é eternizada na arte, e a qual estou ainda distante de fazer justiça. No entanto, eis minha homenagem. 

(Foto: Toni Ferreira)

(Foto: Toni Ferreira)

(Foto: Toni Ferreira)

(Foto: Toni Ferreira)

(Foto: Toni Ferreira)

(Foto: Toni Ferreira)

(Foto: Toni Ferreira)



Veja aqui todos os editoriais do Império Retrô.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Hey!

    Toda vez que tem um editorial da senhora, eu tenho que vir aqui.
    Moça a senhora é um arraso! *O*
    Gente, ficou muito bom seu mini editorial, o look as pérolas. Tudo em perfeita harmonia e sincronismo.
    Sem mais nada a declarar!

    Até mais!
    Karolini Barbara

    ResponderExcluir

Sobre

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre arte, moda e comportamento.


Entre em contato através do e-mail:


contato.imperioretro@gmail.com

Termos de uso

Os textos aqui publicados são escritos e/ou editados por Rafaella Britto e só poderão ser reproduzidos com autorização prévia da mesma (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998). Produções e materiais de terceiros são devidamente creditados. As imagens ilustrativas são coletadas a partir de locais diversos e são empreendidos todos os esforços para encontrar seus autores/detentores e creditá-los. Se você, artista ou pessoa pública, teve sua imagem utilizada sem autorização, entre em contato e prontamente iremos creditá-la ou retirá-la de nossa publicação.