Moda

O Street Style Eduardiano

terça-feira, junho 07, 2016

Por Rafaella Britto


Um século antes do advento dos blogs de street style, o fotógrafo Edward Linley Sambourne já registrava a moda pelas ruas da capital inglesa. Nascido em Londres, em janeiro de 1844, Sambourne, por mais de 40 anos, foi o principal cartunista e ilustrador da revista satírica Punch. Paralelamente a sua carreira de desenhista, incursionou pela fotografia no intuito de desenvolver suas habilidades artísticas.  
Segundo consta dos diários de sua esposa, a fotografia, para Sambourne, era, inicialmente, apenas um hobby, mas com o passar do tempo, tornou-se uma obsessão. O ilustrador utilizava retratos de amigos, familiares e desconhecidos como base para seus desenhos.
Como entusiasta da fotografia, Sambourne voltava-se, especialmente, para as ruas, e sua obra constitui preciosos registros da moda feminina durante o período eduardiano. As imagens foram capturadas entre os anos de 1905 e 1908, em Kensington, Londres, próximo a casa do fotógrafo, na 18 Stafford Terrace, onde hoje localiza-se o museu-casa Linley Sambourne House.






















Referências:


Fotos: Reprodução/Leighton House/Library Time Machine Royal Borough of Kensington and Chelsea

You Might Also Like

0 comentários

Sobre

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre arte, moda e comportamento.


Entre em contato através do e-mail:


contato.imperioretro@gmail.com

Termos de uso

Os textos aqui publicados são escritos e/ou editados por Rafaella Britto e só poderão ser reproduzidos com autorização prévia da mesma (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998). Produções e materiais de terceiros são devidamente creditados. As imagens ilustrativas são coletadas a partir de locais diversos e são empreendidos todos os esforços para encontrar seus autores/detentores e creditá-los. Se você, artista ou pessoa pública, teve sua imagem utilizada sem autorização, entre em contato e prontamente iremos creditá-la ou retirá-la de nossa publicação.