Guerrilheira e musa: o passado desconhecido de Angelines Fernández, a Bruxa do 71
terça-feira, janeiro 17, 2017Há mais de 30 anos, nossas tardes são agraciadas pelas trapalhadas de Chaves e seus companheiros, entre eles, a eterna enamorada de Seu Madruga, Dona Clotilde, também conhecida como Bruxa do 71. A personagem, interpretada pela atriz Angelines Fernández, eternizou-se no imaginário latino-americano com os famigerados bordões "Como disse?”, “Quem é bruxa?” e “É melhor não dizer nada.”
Raras imagens de Angelines Fernández no início de sua carreira, na década de 1950 (Fotomontagem/Reprodução) |
Angelines Fernández na novela La familia Miau, produzida pela Televisa e exibida em 1963 (Foto: Reprodução) |
A CHEGADA AO ELENCO DE CHESPERITO
Ramón Valdés e Angelines Fernández: eternos amigos dentro e fora das telas (Foto: Reprodução) |
Chesperito e seu elenco na década de 1970 (Foto: Reprodução) |
O elenco de Chaves durante as gravações do programa (Foto: Reprodução) |
4 comentários
Caraca, bem interessante sua matéria. Eu não conhecia esse passado da atriz responsável pela personagem "Bruxa do 71". Porém havia conhecido o passado de que ela estava entre as mulheres mais belas no país onde vivia naquela época. Sério mesmo! Fiquei chocada. Ruim mesmo é mais pessoas não falarem que ela lutou contra o fascismo em seu país. Será que mulheres engajadas e emponderadas fazem tanto mal assim? óbvio que não!
ResponderExcluirAté mais!
Karolini Barbara
É verdade, Karolini! Infelizmente, dá-se pouca atenção a uma atriz multifacetada como Angelines, talvez porque a principal imagem que temos dela é da velhice. E, nas raras ocasiões em que sua história (por sinal, muito interessante) é contada, ela é lembrada mais por sua beleza do que por sua atuação política no passado. É mais uma prova de que, em nossa sociedade, a mulher precisa ser primeiro bonita, as demais coisas ficam em segundo plano.
ExcluirFico feliz que tenha gostado!
Beijos,
Rafaella
diva.
ResponderExcluirQue texto lindo! Adorava a Angelines nos programas do Chespirito. Muito obrigada por compartilhar essas informações!
ResponderExcluir