Cinema e TV

Regina Duarte ensina receita de crochê

domingo, janeiro 24, 2016

Por Rafaella Britto

Regina Duarte na novela "Minha Doce Namorada" (1971-72) - (Foto: Acervo de José Henrique Uessler)

Em edição da revista Contigo! publicada no início da década de 1970, a “namoradinha do Brasil”, Regina Duarte, concedeu às leitoras dicas para a confecção de uma blusa de crochê. Confira:

Regina Duarte ensina receita de crochê na revista Contigo! (anos 1970 - edição desconhecida) - (Acervo de José Henrique Uessler)

 Neste texto foi mantida a grafia original

 Regina Duarte nunca escondeu de ninguém o seu maior hobby: crochê! Por isso mesmo, quando recentemente fui à sua casa, em São Paulo, lá estava a atriz, descontraída, curtindo o deliciosa passatempo!
 O assunto que eu conversei com ela? Bem... só pôde mesmo ser o próprio crochê, já que eu não quis tirá-la do repousante afazer. No meio do bate-papo tive uma ótima idéia: que tal se Regina oferecesse às leitoras da CONTIGO uma receita de crochê feita por ela mesma? Seria um carinhoso presente que a atriz ofereceria às leitoras da revista.
 Regina amou a idéia! E mais do que depressa sugeriu a receita de uma blusinha muito charmosa e facílima de fazer – pensando nas suas fãs que não são craques na arte de crochetar.

Veja como fazer a blusa de Regina

 - O modelinho é baseado na linha italiana, que está na última moda – conta Regina. Eu fiz o meu com sobras de lã de várias cores, para economizar. O resultado foi excelente, mas, quem quiser, pode confeccionar a blusinha em linha e usá-la durante a meia-estação. Uma amiga minha fez uma e ficou super-graciosa!
 Com lápis e papel na mão, anotei atentamente toda a receita da blusinha de Regina. E até pedi para ela fazer alguns esquemas (abaixo) para você não ter como errar.
 Tire as medidas de seu corpo – como se fosse para uma outra roupa qualquer -, começando pelo comprimento dos ombros até a cintura (costas e frente). Marque no esquema – aliás, faça isso com todas as medidas -. Anote o comprimento, da altura do decote até a cintura (frente e costas) do comprimento e largura das mangas (incluindo a cava, claro); busto e cintura. Um lembrete importante: você pode fazer o decote (ele é quadrado) no tamanho que quiser. Para isso basta você tirar as medidas no tamanho desejado. O mesmo acontece com o comprimento da blusinha, tá? Ela pode ir até a altura da cintura ou ficar um pouco abaixo, depende da sua vontade.
 Pronto, agora que você já tem tudo anotadinho, lã e agulhas na mão! Siga as instruções abaixo, tendo o cuidado de manter a mesma seqüência de cores.
 Você vai ver, a blusinha vai ficar uma beleza! E com ela você poderá desfilar nas reuniões entre seus amigos, como se fosse a própria Regina Duarte!

Regina Duarte ensina receita de crochê na revista Contigo! (anos 1970 - edição desconhecida) - (Acervo de José Henrique Uessler)

Créditos:
Revista pertencente ao acervo de José Henrique Uessler, disponível no blog Regina Duarte (Namoradinha do Brasil).

You Might Also Like

2 comentários

Sobre

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre arte, moda e comportamento.


Entre em contato através do e-mail:


contato.imperioretro@gmail.com

Termos de uso

Os textos aqui publicados são escritos e/ou editados por Rafaella Britto e só poderão ser reproduzidos com autorização prévia da mesma (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998). Produções e materiais de terceiros são devidamente creditados. As imagens ilustrativas são coletadas a partir de locais diversos e são empreendidos todos os esforços para encontrar seus autores/detentores e creditá-los. Se você, artista ou pessoa pública, teve sua imagem utilizada sem autorização, entre em contato e prontamente iremos creditá-la ou retirá-la de nossa publicação.