Comportamento

Mantenha a forma na TV: 5 programas fitness dos anos 50 a 90

sábado, fevereiro 06, 2016

Por Rafaella Britto


Na segunda metade do século 20, o ‘fitness’ (do inglês, ‘aptidão’) e a filosofia da boa forma conquistaram adeptos no mundo. A partir da década de 1950 – sobretudo nos Estados Unidos – testemunhou-se o boom dos programas de TV cujo objetivo era ensinar aos telespectadores como manter-se saudável e em forma.
O Império Retrô selecionou 5 programas das décadas de 1950 a 90 que ensinam exercícios físicos fáceis de serem realizados em casa. Preparado? Vista seu collant e par de polainas no melhor estilo vintage e acompanhe estas séries da TV antiga:

The Jack LaLanne Show (1953 – 1985)

O nutricionista e preparador físico norte-americano Jack LaLanne é considerado “o avô do fitness” e “o primeiro super-herói fitness”: pioneiro, em 1936 abriu em Oklahoma, Califórnia, a primeira academia de ginástica dos Estados Unidos, e desenvolveu as primeiras máquinas de polia. O sucesso levou-o a ter seu próprio programa na televisão, “The Jack LaLanne Show”, cuja estreia foi em 28 de setembro de 1953, e existiu por 34 anos, sendo considerado o programa fitness mais duradouro da história da TV americana. LaLanne foi o primeiro a demonstrar que “todos podem ficar em forma”.



Passport to Beauty (1961)

Dona de uma cintura invejável, a texana Debbie Drake comandou o programa “Passport to Beauty” (Passaporte para a Beleza), que era exibido diariamente às 7h30 da manhã – horário em que as donas de casa se levantavam e começavam a se aquecer para os seus afazeres domésticos.



Jazzercise (1969 – Atualmente)

“Jazzercise”, como o próprio título indica – era ‘jazzy’: comandado por Judi Sheppard Misset, foi um dos mais populares programas fitness das décadas de 1970 e 80. Ainda hoje, Judi Sheppard comanda uma academia de mesmo nome nos Estados Unidos.



Jane Fonda’s Workout (1982)

Premiada atriz de Hollywood e eterno símbolo de beleza, Jane Fonda lançou em 1981 o livro “Jane Fonda’s Workout Book”, onde revela sua rotina de exercícios físicos para manter o corpo belo. O livro foi um best-seller, e originou, no ano seguinte, uma série de 23 programas de aeróbica lançada em VHS.



Energia (1995)

Quem cresceu nos anos 90-2000, certamente se lembra de Anna Bittar e seu programa “Energia”, que era exibido diariamente, pela manhã, na TV Cultura. Recentemente, o programa foi reexibido pelo canal Multicultura.



You Might Also Like

0 comentários

Sobre

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre arte, moda e comportamento.


Entre em contato através do e-mail:


contato.imperioretro@gmail.com

Termos de uso

Os textos aqui publicados são escritos e/ou editados por Rafaella Britto e só poderão ser reproduzidos com autorização prévia da mesma (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998). Produções e materiais de terceiros são devidamente creditados. As imagens ilustrativas são coletadas a partir de locais diversos e são empreendidos todos os esforços para encontrar seus autores/detentores e creditá-los. Se você, artista ou pessoa pública, teve sua imagem utilizada sem autorização, entre em contato e prontamente iremos creditá-la ou retirá-la de nossa publicação.