Retratos de Ruth Malcomson, a Miss América de 1924

Por Rafaella Britto


Nos tempos em que concursos de beleza causavam frisson, a jovem da cidade de Filadélfia, Ruth Malcomson, agraciou a América com sua beleza: nascida em 1906, venceu de forma amadora o concurso promovido em 1923 e, no ano seguinte, aos dezoito anos, retornou para derrotar sua principal concorrente, Mary Katharine Campbell, que almejava o terceiro título consecutivo. O concurso Miss América, realizado pela primeira vez em 25 de setembro de 1920, era conhecido como “The Atlantic City Pageant” (O Desfile da Cidade Atlântica), e a vencedora recebia o título de “The Golden Mermaid” (A Sereia de Ouro).

Ruth Malcomson recebe o título de Miss América de 1924. A vencedora era também chamada "A Sereia de Ouro" (Foto: vintage.es)

Entretanto, Ruth Malcomson buscou fugir do estrelato: recusou o convite para tornar-se atriz em Hollywood e sua decisão causou controvérsias na imprensa. Imediatamente, a comissão do concurso determinou que Malcomson não poderia concorrer ao título outra vez.

(Foto: vintage.es)

Ruth casou-se com Carl Schaubel, e viveu os anos de sua vida em sua pacata cidade natal, visitando hospitais, asilos e escolas. Encontrou-se no trabalho filantrópico, e em suas próprias palavras, cultivava “a vida simples”.

(Foto: Reprodução)

Sua beleza foi herdada pela sobrinha, Lorna Malcomson, que tornou-se a Miss Pensilvânia de 1956, e pela sobrinha-neta, Jodi Meade Graham, Miss Delaware de 1981. Ruth faleceu em 1988, e até sua morte apoiou os concursos de beleza promovidos por seu país.

(Foto: Reprodução)

Em artigo publicado após o concurso, em 1924, “A Sereia de Ouro” revelou seus segredos de beleza, que brevemente listados, são:

  1. Acordar cedo;
  2. Tomar um café-da-manhã saudável;
  3. Exercitar-se;
  4. Não beber álcool;
  5. Não fumar;
  6. Andar ao ar livre;
  7. Comer um almoço light;
  8. Comer uma janta satisfatória;
  9. Ir para a cama cedo;
  10. Dormir bem (o suficiente).
(Foto: vintage.es)

(Foto: vintage.es)

(Foto: vintage.es)



Créditos:
Retratos de Ruth Malcomson extraídos do site Vintage Everyday.

Império Retrô

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre moda, arte e sociedade.

2 comentários:

  1. Essa dica de dormir cedo e acordar cedo, eu realmente não estou seguindo...Meus dias estão indo até as 3 horas da manhã :( e eu detesto acordar cedo (tipo 6 horas da manha), 8:30 9 horas é um bom horário.

    E ela é muito bonita, fez bem em não se tornar algo que não deseja mas sim seguir por um caminho que julgava melhor para si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruth era linda! Dormir cedo e acordar cedo faz muitíssimo bem, não só para a beleza, mas também os dias se tornam mais proveitosos. É questão de hábito, Gabi.

      Beijos,
      Rafa.

      Excluir

Muito obrigada pela sua visita e sinta-se à vontade para opinar. Lembre-se de que:

(1) Todos os comentários são moderados pela editora do Império Retrô;
(2) Críticas e sugestões serão bem-vindas;
(3) Não serão aceitos spams e comentários anônimos de cunho agressivo.