Comportamento

Relembre 10 matérias do Império Retrô sobre grandes mulheres

quarta-feira, março 09, 2016

Por Rafaella Britto



Atrizes, cientistas, estilistas, cineastas, inconformistas e revolucionárias: nesta Semana da Mulher, selecionamos as principais matérias do Império Retrô homenageando grandes mulheres que fizeram história. Confira:

1 Carmen Santos e a construção da personagem feminina brasileiraAtriz, produtora, roteirista, cineasta e empresária, a luso-brasileira Carmen Santos desafiou o machismo e o conservadorismo característicos de sua época, e tornou-se a primeira musa do cinema nacional.


2 - Tradição, empoderamento feminino e consciência social na moda de Naty Muñoz - Entrevista do Império Retrô com a estilista peruana Naty Muñoz. 


2 -  Relembrando Norma Bengell, musa e revolucionáriaFeminista, símbolo sexual, ícone fashion, desbocada e polêmica em uma época em que (quase) ninguém ousava ser.


3 - Os grandes momentos de Eva WilmaEm depoimento concedido na década de 1970 à jornalista Liba Frydman, da revista Sétimo Céu, a premiada atriz Eva Wilma revelou quais foram os grandes momentos de sua vida.


4 - Leila Diniz, o símbolo de todas as mulheres do mundo - Musa do cinema nacional e pioneira da liberdade sexual no Brasil.  


5 - Coco Chanel: em uma época de extravagância ela ousou ser originalA estilista tornou-se símbolo de uma revolução nos costumes e na postura da mulher no cenário social. 


6 - Cecília Meireles conta como escreveu o "Romanceiro da Inconfidência" - Texto integral em que a poetisa Cecília Meireles relata seu processo criativo na composição de sua obra-prima, "Romanceiro da Inconfidência".


7 - Iris Apfel, ícone fashion aos 94 anosAos 94 anos, a decoradora Iris Apfel é musa de renomados fotógrafos e designers, e abala o universo da moda com seu visual excêntrico e colorido.


8 - Grandes Figurinistas: Edith HeadDetentora de uma extensa carreira que ultrapassa 50 anos, a figurinista Edith Head encantou o mundo, e deixou sua marca na história da moda e do cinema norte-americano.


9 - O feminismo na obra de Lygia Fagundes Telles - Reflexões feministas de uma das mais importantes escritoras da língua portuguesa.


10 - Grandes Figurinistas: Marjorie BestBest tornou-se conhecida, sobretudo, por suas habilidades no design masculino.


You Might Also Like

0 comentários

Sobre

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre arte, moda e comportamento.


Entre em contato através do e-mail:


contato.imperioretro@gmail.com

Termos de uso

Os textos aqui publicados são escritos e/ou editados por Rafaella Britto e só poderão ser reproduzidos com autorização prévia da mesma (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998). Produções e materiais de terceiros são devidamente creditados. As imagens ilustrativas são coletadas a partir de locais diversos e são empreendidos todos os esforços para encontrar seus autores/detentores e creditá-los. Se você, artista ou pessoa pública, teve sua imagem utilizada sem autorização, entre em contato e prontamente iremos creditá-la ou retirá-la de nossa publicação.