beleza

Os cabelos que marcaram época

sábado, janeiro 13, 2018



Por Rafaella Britto –

Dos cachos de Mary Pickford às tranças de Beyoncé: uma retrospectiva dos cabelos que marcaram época nos últimos 100 anos. Viaje no tempo e se inspire através da nossa galeria!




1910 – MARY PICKFORD
Uma das primeiras celebridades do cinema hollywoodiano, Mary Pickford tornou-se conhecida por seus ares de boneca. A “namoradinha da América” ditou moda com seus longos cachos dourados, à época considerados “os cachos mais famosos do mundo”.
(Foto: Reprodução)



1920 – LOUISE BROOKS
A polêmica Louise Brooks fez dos cabelos curtíssimos a assinatura de seu estilo ultramoderno. O corte “bob” – ou “bobbed haircut” –, popularizado por sua personagem Lulu no filme “A Caixa de Pandora”, continua a influenciar a moda de nossos tempos.  

(Foto: Reprodução)



1930 – GRETA GARBO
A beleza nórdica de Greta Garbo marcou para sempre a história do cinema. Seu tipo andrógeno e cabelos ondulados personificaram o ideal da mulher elegante e discretamente glamorosa.

(Foto: Reprodução)

1940 – VERONICA LAKE
Considerada uma das grandes musas da Old Hollywood, Veronica Lake é ainda hoje cultuada por suas madeixas loiras e onduladas. Seu icônico penteado ficou conhecido como peek-a-boo – gíria americana para “olhadinha”, já que a longa franja encobria uma parte de seu rosto, dando-lhe ares de mistério e sedução.

(Foto: Reprodução)



1950 – MARILYN MONROE
O estilo de Marilyn Monroe não seria completo sem seu batom vermelho e, principalmente, suas ondas platinadas cortadas à altura dos ombros. Por seu visual moderno e acessível, a icônica atriz de filmes como “Os Homens Preferem as Loiras” e “Quanto Mais Quente, Melhor” é uma das personalidades mais imitadas de todos os tempos.   
(Foto: Reprodução)


1950 – BRIGITTE BARDOT
A francesa Brigitte Bardot conquistou o mundo por seu glamour repleto de frescor e naturalidade. Parte deste charme era devido aos seus cabelos longos e cheios, sempre soltos.

(Foto: Reprodução)


1950 – AUDREY HEPBURN
Audrey Hepburn foi uma das primeiras atrizes a popularizarem os cabelos curtos para mulheres na década de 50. Seu estilo marcou época em filmes como “A Princesa e o Plebeu” e “Sabrina”.

(Foto: Reprodução)


1960 – TWIGGY
Os cabelos curtíssimos e o tipo magérrimo de Twiggy definiram a moda jovem dos anos 60. O corte, hoje conhecido como “Joãozinho”, foi popularizado também por atrizes como Jean Seberg e Mia Farrow.

(Foto: Reprodução/In Style)


1960 – PRISCILLA PRESLEY
A esposa de Elvis Presley, Priscilla Beaulieu, influenciou a moda com seu cabelo beehive (penteado volumoso no alto da cabeça), inspirando o estilo de artistas contemporâneas como Lana del Rey e Amy Winehouse.

(Foto: Reprodução)


1970 – FARRAH FAWCETT
O icônico corte de cabelo em camadas foi apelidado de “corte Pantera” em referência à Farrah Fawcett, atriz principal da série “Charlie’s Angels” (no Brasil, “As Panteras”).

(Foto: Reprodução)


1970 – DIANA ROSS
A década de 70 foi dominada pelo som disco/soul dos negros norte-americanos. Artistas como Diana Ross desfilavam calças boca de sino e cabelo black power.

(Foto: Reprodução)


1970 – CHER
Cher glorificava sua ancestralidade indígena exibindo acessórios tribais e cabelos naturalmente pretos, lisos e longos.

(Foto: Reprodução)


1980 – MADONNA
Nos anos 80, os cabelos se avolumaram e a extravagância ditou a moda popular. Um dos ícones desta época foi a Rainha do Pop, Madonna, e seu estilo multicolorido.

(Foto: Reprodução)


1980 – GRACE JONES
A excêntrica Grace Jones marcou a história da moda com seu visual futurista composto por ombreiras e brilhos. Seu corte de cabelo “em caixa”, raspado nas laterais, foi inspiração para músicos negros durante as décadas de 70 e 80.

(Foto: Reprodução)


1980 – SADE
O penteado em rabo-de-cavalo tornou-se a marca registrada da cantora Sade Adu.

(Foto: Reprodução)



1990 – JENNIFER ANISTON
O sucesso da série “Friends” fez de Jennifer Aniston um dos principais ícones de moda da década de 90. Seu corte, apelidado de “The Rachel”, foi amplamente copiado pelas mulheres.

(Foto: Reprodução)


1990 – JULIA ROBERTS
Julia Roberts ditou moda com seus looks boêmios e cabelos vibrantemente vermelhos em “Uma Linda Mulher”. 

(Foto: Reprodução/Getty Images)


2000 – GISELE BÜNDCHEN
O início do século 21 marca a ascensão das chapinhas. Gisele Bündchen ressuscita o clássico penteado à la Veronica Lake e lança moda com seu visual natural e despojado.  

(Foto: Reprodução)



2010 – QUAL CABELO DEFINE NOSSA ERA?

(Foto: Reprodução)

A década de 2010 ainda não terminou, e por isso perguntamos a você: em sua opinião, qual cabelo melhor define nossa era atual? Deixe seus palpites nos comentários!  

You Might Also Like

1 comentários

  1. Olá, Rafaella. Caí no seu blog por um acaso e estou simplesmente apaixonada. Devorando todas as suas matérias. Adorei essa e acho que o cabelo do long bob é o que mais tenho visto ultimamente. Um grande beijo.

    ResponderExcluir

Sobre

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre arte, moda e comportamento.


Entre em contato através do e-mail:


contato.imperioretro@gmail.com

Termos de uso

Os textos aqui publicados são escritos e/ou editados por Rafaella Britto e só poderão ser reproduzidos com autorização prévia da mesma (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998). Produções e materiais de terceiros são devidamente creditados. As imagens ilustrativas são coletadas a partir de locais diversos e são empreendidos todos os esforços para encontrar seus autores/detentores e creditá-los. Se você, artista ou pessoa pública, teve sua imagem utilizada sem autorização, entre em contato e prontamente iremos creditá-la ou retirá-la de nossa publicação.