Moda

1+1: A simbiose entre moda e natureza

domingo, janeiro 03, 2016

Por Rafaella Britto

Amapolas (Edward J. Detmold, 1917) e Elie Saab - Primavera/Verão 2015 - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)

Não é novidade que a moda e a arte caminham juntas desde tempos imemoriais. As roupas expostas nas passarelas das grandes maisons são obras a serem contempladas. Mas qual será a inspiração por trás desses espetáculos? A artista russa Liliya Hudyakova relacionou a dramaticidade de cores e formas dos designs da alta-costura a representações da natureza. O resultado é o projeto 1+1, cuja ideia é fazer uma ‘simbiose entre moda, arte e fotografia’.

Blumarina - Primavera/Verão 2015 e cerejeiras do Japão - Fotógrafo desconhecido - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)

“Escolho vestidos de estilistas famosos e procuro comparações entre eles e a natureza, flores, pinturas etc. No final, faço uma colagem do resultado”, disse Liliya a Gazeta Russa. “Essa série de colagens chamada ‘Moda e Natureza’ é a minha interpretação sobre a fonte de inspiração de diferentes estilistas e suas criações, mostrando a relação estreita entre moda e natureza.”

Anthony Vaccarello/Inverno 2012 e curvas de cor e luz em Palouse, Washington (Foto: Justin Reznick) - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)

Alexander McQueen - Primavera/Verão 2010 e folhas de outono (Fotógrafo desconhecido) - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)

Alexander McQueen - Primavera/Verão 2012 e neve em Minnesota (Fotógrafo desconhecido) - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)

Carmen Mac Valvo - Inverno 2013 e jardim em Kyoto, Japão - (Fotógrafo desconhecido) - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)

Dior - Outono/Inverno 2009 e erupção de vulcão no Havaí (Fotógrafo desconhecido) - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)


Delpozo - Primavera/Verão 2015 e folhas de outono (Fotógrafo desconhecido) - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)

Dolce & Gabanna - Primavera/Verão 2014 e Branches of Almond Tree in Blossom (Vincent Van Gogh) - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)

Elie Saab - Primavera/Verão 2014 e cristais (Fotógrafo desconhecido) - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)

Erdem - Primavera/Verão 2009 e Light of Iris (Georgia O'Keefe) - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)

Elie Saab - Primavera/Verão 2015 e cachoeira na Crimeia (Foto: Odon Czintos) - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)

Dior - Fall 2010 e arte floral de Margriet Smulders - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)

Ezra - Primavera/Verão 2014 e superfície do mar (Foto: Kara Rosenlund) - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)

Elie Saab - Primavera/Verão 2012 e praia tropical (Fotógrafo desconhecido) - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)

Fendi - Fall 2014 e lua (Foto: Rob Ert) - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)

Jason Wu - Primavera/Verão 2014 e floresta em noite estrelada (Foto: Harry Finder) - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)

Monique Lhuillier e aurora boreal em Geitvagen, Noruega (Foto: Gaute Froysten) - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)

Oscar de la Renta - Primavera/Verão 2015 e campo de flores (Fotógrafo desconhecido) - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)

Thom Browne - Inverno 2013-14 e pintura de Helen Cottle - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)

Dries Van Noten - Outono/Inverno 2014-15 de autocromo de Olive Edis, 1915 - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)

Floresta cor-de-rosa, na Irlanda, e Dior - Primavera/Verão 2008 - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)

John Galliano - Primavera/Verão 2013 e montanhas escocesas (Fotógrafo desconhecido) - (Montagem de Liliya Hudyakova/Reprodução)


Acompanhe o projeto 1+1 no Instagram: @l_i_ll_i_u_m

You Might Also Like

4 comentários

  1. Nossa que perfeito!!!!! de uma delicadeza sem igual da vontade de não parar de olhar rsrs, amei beijos

    http://www.angelimcosmeticos.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não sei nem dizer qual foi minha colagem favorita, porém morri de amores com esse jardim roxo em Kyoto, que coisa esplêndida!♥

    ResponderExcluir

Sobre

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre arte, moda e comportamento.


Entre em contato através do e-mail:


contato.imperioretro@gmail.com

Termos de uso

Os textos aqui publicados são escritos e/ou editados por Rafaella Britto e só poderão ser reproduzidos com autorização prévia da mesma (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998). Produções e materiais de terceiros são devidamente creditados. As imagens ilustrativas são coletadas a partir de locais diversos e são empreendidos todos os esforços para encontrar seus autores/detentores e creditá-los. Se você, artista ou pessoa pública, teve sua imagem utilizada sem autorização, entre em contato e prontamente iremos creditá-la ou retirá-la de nossa publicação.