Cinema e TV

Conheça o Cine Suffragette, publicação multilíngue que discute cinema e feminismo

domingo, abril 02, 2017



Por Rafaella Britto –

A mulher é parte da história do cinema: desde Alice Guy-Blaché, a criadora da narrativa ficcional, as mulheres contribuíram para moldar a concepção do cinema como conhecemos nos dias atuais. Entretanto, o machismo relegou-as ao esquecimento, e a história cinematográfica por nós conhecida é feita, unicamente, por homens. Aos homens, hoje e sempre, é atribuído o heroísmo, enquanto às mulheres resta o estigma da fragilidade.
Em vista dos recentes acontecimentos do cenário político mundial e a propagação das catastróficas consequências do ideário neoliberal, a luta feminina – bem como as demais lutas que visam dar voz às minorias silenciadas – deve intensificar-se, e faz-se necessário o resgate histórico e a existência de veículos de comunicação comprometidos com a verdade.
Pensando nisso, eu, juntamente com Letícia Magalhães, crítica de cinema autora do blog Crítica Retrô, e Jessica Bandeira, editora do site Cine Espresso, criamos o Cine Suffragette, publicação online multilíngue que visa discutir a representatividade e o empoderamento feminino no cinema. Traremos matérias acerca da condição feminina nos cinemas de todo o mundo. O conteúdo será produzido nos idiomas português, inglês, espanhol e francês.

Convido a todos vocês, leitores do Império Retrô, para conhecer este projeto. Acessem o site clicando aqui e acompanhem as novidades na nossa página no Facebook. Leiam, compartilhem e colaborem! 

Foto Capa: Reprodução

You Might Also Like

0 comentários

Sobre

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre arte, moda e comportamento.


Entre em contato através do e-mail:


contato.imperioretro@gmail.com

Termos de uso

Os textos aqui publicados são escritos e/ou editados por Rafaella Britto e só poderão ser reproduzidos com autorização prévia da mesma (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998). Produções e materiais de terceiros são devidamente creditados. As imagens ilustrativas são coletadas a partir de locais diversos e são empreendidos todos os esforços para encontrar seus autores/detentores e creditá-los. Se você, artista ou pessoa pública, teve sua imagem utilizada sem autorização, entre em contato e prontamente iremos creditá-la ou retirá-la de nossa publicação.